Em 2021, ainda em plena pandemia de COVID-19, um grupo de ONGs de sete países liderado pela Fundação Marcelino Champagnat decidiu unir esforços e criar a "Digitalisation & Resilience", a primeira plataforma online de recursos gratuitos para a transformação digital das organizações do terceiro setor (ONGs, associações, fundações, etc.). Com isso, pretendiam responder à necessidade de milhares de organizações por toda a UE de digitalizar suas equipes, processos e programas para continuar operando durante a pandemia.
Recentemente, com a revolução da inteligência artificial (IA), surgiu uma nova necessidade no setor: a capacitação em IA. Respondendo a essa demanda, a plataforma expandiu seu conteúdo para incluir módulos de formação sobre como aproveitar as oportunidades oferecidas pela IA. Este novo conteúdo busca empoderar as organizações do terceiro setor, fornecendo-lhes o conhecimento necessário para usar a IA de maneira a melhorar seu impacto e eficiência.
A plataforma www.digitalisationandresilience.eu é uma iniciativa conjunta da
A Fundação Marcelino Champagnat é uma organização estadual sem fins lucrativos promovida e promovida pela Congregação dos Irmãos Maristas para canalizar e apoiar projetos e obras socioeducativas que se desenvolvam nos territórios da Província do Mediterrâneo.
Tem como principal objetivo melhorar as condições de vida e promover o desenvolvimento pessoal, social e educativo de crianças e jovens em situação de exclusão social e de risco, bem como das suas famílias.
O objetivo da fundação é promover a inclusão social de menores e jovens imigrantes. Em Siracusa, a fundação está a abordar o encerramento de centros de acolhimento extraordinários (CAS) que se seguiu às últimas grandes mudanças regulamentares relacionadas com a protecção internacional e o sistema de acolhimento em Itália, que afectaram significativamente os requerentes de asilo desde 2018. A fundação abriu abrigos onde os jovens os imigrantes e refugiados podem usufruir de condições adequadas para viver e manter os seus processos de integração já desencadeados, a assistência jurídica adequada para renovar as suas autorizações de residência e obter os documentos necessários, como a residência.
AFMSR é uma organização sem fins lucrativos criada em 2001 para cuidar de crianças abandonadas em Bucareste. Possui dois centros, um centro de proteção em Bucareste e um centro de dia em Moinesti.
Centro de proteção (centro residencial de Bucareste): As crianças atendidas são 32 menores abandonados pelas famílias e abrigados em instalações residenciais. São atendidos menores de 4 a 18 anos. anos. Eles vivem no centro e nosso objetivo é garantir o seu desenvolvimento integral. Procuramos oferecer-lhes um ambiente familiar onde se sintam seguros, aprendam a ser autónomos e adquiram as competências que lhes permitam ter um futuro digno. Ao atingirem a maioridade, é-lhes oferecida a oportunidade de continuarem a participar no projeto, razão pela qual foi criado um piso de transição para a vida adulta, no qual aprendem a gerir e a planear o seu futuro, enquanto se formam ou trabalham. As atividades realizadas visam garantir o seu bem-estar, garantir a cobertura das necessidades básicas e apoiar o seu desenvolvimento educativo.
Nosso trabalho educacional e educacional é um emprego baseado em ajudar a recuperar o atraso. A fundação atende crianças, jovens e suas famílias dos seis meses aos 22 anos de idade.
As crianças inscritas nos grupos da Fundação vivem em condições muito precárias. A maioria dos pais está desempregada, muitas crianças nascem em famílias e a escolaridade dos adultos é baixa. O desemprego está lentamente a tornar-se uma tradição, até os avós não tinham emprego. Em muitos casos, as crianças só veem o mau exemplo e nem sabem como podem ajudar a si mesmas. Devido às influências ambientais, a aprendizagem também não é importante para as crianças. A evasão escolar e a reprovação são significativas.
Estamos tentando mudar essa situação com nosso trabalho. Procuramos uma área onde possamos intervir eficazmente e ajudá-los a não apenas esperar por ajuda, mas a fazer algo no seu próprio interesse.
LAMKE é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Os nossos principais grupos-alvo são as crianças e os jovens. Administramos um centro para crianças e adolescentes de famílias pobres, famílias numerosas ou pais solteiros que têm problemas com seus filhos e não podem ajudá-los no trabalho escolar diário. Em particular, as crianças vêm ao centro todos os dias para intensificar as aulas, fazer os trabalhos de casa e participar em diversas atividades culturais e desportivas. Operamos na 4A Ag. Rua Petrou e rua Riga Feraiou, Acharnes, Attica, de outubro de 2013. Um grupo de 8 a 10 voluntários, professores e estudantes universitários colaboram na dinâmica diária do centro.
O Institut der Maristenbrüder é uma organização estatal sem fins lucrativos que tem como objetivo a melhoria das condições de vida e a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens em risco, abandono e/ou exclusão social, bem como das suas famílias.
As necessidades e exigências das crianças, jovens e famílias com quem trabalhamos e a realidade social em que atuamos, obrigam-nos a trabalhar ao serviço do cuidado em todas as áreas pessoais e sociais necessárias ao pleno desenvolvimento social e pessoal, qualidade inserção social e laboral e atendimento integral a todos os nossos beneficiários. Apostamos numa intervenção socioeducativa de qualidade em setores da população em risco de exclusão, numa efetiva inserção social e laboral de pessoas vulneráveis e num acolhimento residencial adaptado às necessidades e exigências dos jovens.
O nosso principal grupo-alvo são os jovens entre os 13 e os 21 anos em risco de exclusão social. Gerimos um centro juvenil onde os jovens vêm para se divertir, interagir com outros jovens, estudar e cozinhar. Neste centro organizamos também workshops sobre uma grande variedade de temas (ex.: competências transversais, novas tecnologias, empreendedorismo, cidadania ativa, aprendizagem intercultural, etc.) para contribuir para o desenvolvimento pessoal dos jovens.
A Fundação Champagnat (FCH) é uma Organização Não Governamental que tem como missão intervir em áreas como a educação e a proteção dos direitos humanos. O objetivo do nosso trabalho é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades socialmente vulneráveis que vivem em áreas e bairros ameaçados, especialmente das crianças e das suas famílias, através de apoio e educação. Desde 1995, trabalhamos em estreita colaboração com a comunidade local promovendo a igualdade de oportunidades, a inclusão social, a agência humana e o desenvolvimento social. Ao mesmo tempo, coordenamos projetos de cooperação internacional em países como El Salvador, Honduras, Moçambique e Zâmbia.
Somos especialistas na transformação digital das organizações. Nossa equipe tem mais de 12 anos de experiência na formulação e implementação de estratégias de transformação digital para uma ampla gama de organizações, tais como: pequenas e médias empresas (PMEs), organizações do setor público e organizações não governamentais (ONGs) de 23 países. . Fornecemos serviços e soluções nas seguintes áreas: Administração Digital, Comércio Digital, Gestão Digital de RH, Marketing Digital, Gestão da Qualidade Digital, Aprendizagem Digital, Colaboração Digital e Participação Digital.